Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Dieta por Jogador de Futebol Americano


Antes, Durante e Pós Treino.

Os jogadores de futebol americano precisam maximizar o seu desempenho, treinar
o corpo para que esse seja veloz, forte e resistente e a mente para se manterem
concentrados. Para treinar e competir com sucesso, a alimentação é mais que
necessária, é primordial, para que seu corpo mantenha abastecido com os alimentos e
bebidas corretos.


A equipe de futebol americano pode contar com até 53 jogadores inscritos.Simplificando, as posições são:
1. Ataque: O quarterback (QB) é a peça mais famosa do futebol americano. É apeça central do ataque, encarregado de distribuir a bola. A bola quase semprepassa primeiro pelas mãos do quarterback, não importando se a jogada serárealizada por terra ou por ar.2. Recebedores: Também conhecidos como WR, têm a função de penetrarrapidamente, sem bola na defesa adversária. Uma vez no território adversário,se torna alvo dos passes do QB.3. Running Backs: Também conhecidos como HB, FB ou SB Carregam a bolaem jogadas terrestres; abre caminho para o corredor, também bloqueia parao QB em jogadas pelo ar. Pode receber a bola para uma jogada terrestre pelasua força, tentando ganhar mais jardas.4. Linha de bloqueadores: Também conhecido como C, dá início à jogada,passando a bola por baixo de suas pernas para o QB, logo atrás dele. Essemovimento se chama snap.

5. Defesa: Jogam no meio, nas pontas, atrás da linha de defesa e são

responsáveis pela cobertura.
A dieta de cada jogador deve ser específica, considerando sua área, intensificandosuas peculiaridades no jogo. Porém, o que mais vai diferenciar entre eles é aquantidade e não a qualidade, pois cada jogador tem o seu gasto energético/calóricoespecífico, portanto a dieta deve ser calculada considerando o MET (unidade de gastoenergético por modalidade) de cada área para assim determinarmos a quantidade emsua alimentação.


Alimentação Antes:
Antes do exercício é importante o consumo de carboidrato, pois sem o glicogênio oorganismo utiliza a proteína da massa magra do corpo para usar como energia, issogera fadiga e cansaço, além de consumir a massa magra.
A proteína intacta ingerida antes do treino é adequada quando houver um espaçode pelo menos uma hora e meia entre a alimentação e a atividade física devido suadigestão lenta. Por outro lado, quando a proteína esta na sua forma hidrolisada suaabsorção é mais rápida e eficiente pelo organismo podendo ser administrada maispróxima do treino.
Assim como as proteínas, o consumo de lipídios também é digerido de forma lenta,sendo assim consumi-los próximo a atividade física, pode causar mal-estar, comodesconforto gástrico, flatulência e distensão gástrica atrapalhando o desempenhofísico.
De modo geral antes dos treinos a alimentação deve ser basicamente composta delíquidos na quantidade suficiente para manter hidratação, pensando em facilitar oesvaziamento gástrico, a mesma deve ser pobre em gorduras e fibras, logo, rica emcarboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio, moderadana quantidade de proteína e deve fazer parte do hábito alimentar do atleta. (SociedadeBrasileira de Medicina do Esporte, 2009).
Recomenda-se não apenas o consumo de carboidratos, mas também o consumo deproteínas, que quando combinados de potencializam a liberação de insulina, além depermitirem uma recuperação mais rápida após o exercício (Netto, 2005).


Exemplo de Lanche:
-Antes de 3 a 6 horas antes: Carboidratos de Alto Índice Glicêmico – Almoço ouSanduíches de Pão de Forma com Molho de Atum, tomate e orégano com Suco deLaranja.- Antes de 30 a 60 minutos: Carboidratos de baixo índice glicêmico – Um cachode Uvas Roxas (além do baixo índice glicêmico tem o Resveratrol, um poderosoantioxidante, que vai auxiliar durante o jogo).
Alimentação Durante:Durante o exercício os jogadores queimam muitas calorias e os músculos perdem aenergia acumulada, por isso é importante a reposição, com o objetivo de manter osníveis plasmáticos de glicose para evitar a fadiga.
Para os Jogos de Futebol Americano oferecer a cada hora 30 a 60g de carboidratosde alto índice glicêmico.
Para bebidas isotônicas, contendo glicose oferecer, a cada 15 a 20 minutos, 150 a200 ml, sendo que as mesmas não devem ultrapassar 8% de carboidratos, pois podecausar desconforto gástrico. O ideal é que essas bebidas tenham, em média, 4 a 8%de carboidratos. Nesse momento do jogo não é interessante oferecer fibras, devido aopossível desconforto gástrico que pode causar.
Exemplo de lanche: Carboidrato em Gel (Carbogel), Sachê de Mel de Abelha ouSoluções como Gatorade, observando sempre a concentração de carboidratos eSoluções com Maltodextrina.
Alimentação Depois:A oferta de carboidrato imediatamente após o exercício físico estimulará a liberaçãode insulina que participará na ativação de uma série de reações envolvidas no
anabolismo muscular. A associação de carboidrato e proteína é mais eficiente noprocesso de síntese protéica e na manutenção dos níveis plasmáticos de glutamina. Aoferta de glutamina serve como substrato energético de células do sistema imune.
O ideal é utilizar a proteína após o treino, preferencialmente até duas horas apóspara favorecer a recuperação e a síntese protéica muscular. A proteína é o reguladormais importante do metabolismo proteico, porém não só a quantidade protéica, masa composição deve ser levada em consideração. Essa alimentação deve ser de altoíndice glicêmico.
Exemplo de Lanches: Ótimo momento para ingerir doce, para aquelas pessoasviciadas, como Goiabinha, Gelatina, Rapadura acompanhado de uma fonte proteicacomo Iogurte com Frutas, ou Sanduíche de Pão Branco com Geléia, ou Vitaminas deFrutas com Aveia e Quinua.
Portanto, é necessário a supervisão de um (a) nutricionista especializado para umaorientação segura e sem riscos à saúde. Um check-up é conveniente a fim de quesejam afastadas quaisquer probabilidades de queda de rendimento por problemasclínicos ou outros problemas provenientes de uma má alimentação.
Por Dra. Emyli Chaves
Nutricionista Clínica, Esportiva e Estética – CRN9 10794.
Especialista em Nutrição Clínica
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional - VP Consultoria