Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Hora e a Vez das Atividades Físicas no ambiente Globalizado


                 Pois é meus caros amig@s, leit@res e apenas curiosos visitantes do Healthy and Fitness Support. O tema é diverso da proposta inicial deste blog, mas aqui estamos para atrelar e tentar desvendar essa tão misteriosa charada que é a nova ordem mundial dentro do nosso contexto de educadores físicos.
                 A grande e imponente Globalização chegou, e,  não temos muito o que fazer. Essa multi-facetada vertente do capitalismo nos trouxe vantagens e desvantagens, que se colocadas em paralelo, seriam como uma luta de boxe entre o ícone Muhammad All, e nosso "grande" Maguila, posto que ao contrário do que muitos pensam sobre os eternos "benefícios" deste processo como estar conectado na web , usar camiseta do Ed Hardy, ter o ultimo lançamento dos ténis da Nike , o novo IPhone, o ultimo frequencimetro da Polar ou ainda saber que a Muscle Tech colocou de novo no mercado está muito longe de ser a grande "jogada"ou mesmo a "bola da vez" da grande e "impiedosa"(agora sim um termo mais adequado) economia global, afinal, os crescentes colapsos economicos (que agora atingem ate o bloco dos países de 1o mundo), assim como acentuamento das classes sociais, e agravamento das condições e meios de trabalho para as classes C e D são sim a grande e real indicadora de que a "mão invisível" de Adam Smith, é por demais severa e parece carregar uma palmatória ou  açoite com punhos bem cerrados... O capitalismo desumaniza, isso é fato e ele até agora (Adam Smith) continua sendo o grande Messias de todas as gerações anteriores. Mas o que nós seres humanos "normais", meros peões do xadrez corporativo e de nossos governos que a cada dia mais dançam no baile das privatizaçoes fazer em meio à isso ? Chorar ? Jogar o chapéu no chão que nem o sr. Madruga? Queimar carros, e fazer passeatas em praça publica ? Talvez, mas vamos deixar essa radicalismo pra outra ocasião...
                 Ainda me lembro no inicio dos anos 90 de na época do colégio, de um encarte enorme que saiu na folha de São Paulo sobre a globalização... Eu não intendia direito o que era aquele processo todo, o que estava rolando por detrás dos bastidores mas sabia que era algo muito, muito grande e que se eu quisesse  ou não eu ia fazer parte... Parecia  legal, pessoal do colégio dizia que os Chineses iriam poder comer no Mac Donalds e ia ter Coca-Cola em todos países do mundo (uau !), além do que a economia iria se estabilizar, etc, etc, etc... Eu que nunca tinha tido um computador em casa, logo vi e aprendi a mexer naquela maquina, assim como comecei  a incorporar esse eterno objecto da nerdice humana na minha vida, e em tempos de dólar quase "pau a pau" com nossa moeda, pude incrementar minha coleçao de discos de vinil e Cd's e ainda comprar os primeiros suplementos "made in USA" e as camisetas da Gold Gym e Black Smith (mesmo sendo um ma grelo para usá-las...) Nossa então esse tal capitalismo estava aqui apenas para nos ajudar não era mesmo ? Que maravilha...

                  Mas bem todos sabemos que não foi bem assim não e pessoal ? Só para agente lembrar um pouco,  o que é globalização mesmo ?

"A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI". (definição da Wikipedia)

                 Ora, bolas ! O que isso tem haver com a minha área da educação física afinal ? Simples meus caros. Tudo !
                O mundo que engatinha a passos lentos ate a década de 80 devido a toda aquela crise de blocos dividindo o mundo e guerra fria, der repente começou em uma década a fazer levantamento terra com 100 kilos em cada lado na barra e fazer supino com ainda mais que isso. Ou seja, a velocidade que as transforma coes aconteceram e agente nem percebeu isso foram alarmantes.
                Você acha que toda tecnologia em termos de suplementaçao , aparelhos, marketing, alimentação, vestuários, enfim todo esse aparato e tecnologias especificas que nos resguarda hoje, estava disponível antes da década (estamos falando do final dela) de 80 ? É como a luz eletrica em casa, se tem ninguém a percebe, mas se ela acaba, sujeito fica louco de descer 10 lances de escada. As nossas fabricas de suplementos Probiotica, Nutrilatina ainda iniciavam e as matérias primas usadas em nossa produção eram de baixa qualidade devido a dificuldade de importação e legislação deficiente, assim como todo aparato de salas de academias e musculação, que era em sua maioria nacional (não que não tenhamos grandes marcas por aqui) ainda eram muito primarias, e pouco se investia no setor. Revistas especializadas no assunto era inexistentes, pois a própria BOA FORMA que apenas circulava como uma espécie de fanzine antes de 1985, ou seja coisa muito recente era um dos únicos veículos para informação dos entusiastas de pratica desportiva. Faculdades ainda estavam longe, muito longe de ser o que sao hoje, já que nossa atividade profissional, foi oficialmente adotada em 1998:  regulamentação da Profissão (Lei 9696/98) , em contra partida  que a primeira turma de educação física se formou no pais em 1968 (turma essa onde nosso grande Edson Arantes do Nascimento: Pelé se formou)  , nada menos do que exactos 20 anos para sairmos da "marginalidade" e sermos amparados pelo CREF em 1999. Ou seja você literalmente hoje, tem tudo, muito, mastigado, lido, relonge de todo aquele preconceito arcaico que rodeava as academias no passado, ou ainda posteriormente as atribuiu apenas as "elites"dos grandes centros. Você pode procurar na internet, qualquer informação sobre métodos de treinamento que no passado apenas ouvíamos falar pelo nome, que geralmente era pronunciado errado pelo péssimo "ingreiz" falado nas academias, onde Heavy Duty era algo que o amigo, do primo do vizinho tinha visto em uma fita de VHS copiada do irmao do tio, do professor da academia do Rio de Janeiro, numa qualidade sofrivel, onde só por pura e total "bitolagem"voce ainda pedia pra fazer uma copia.
                 O processo da globalização que tanto encurtou nossas distancias nas ultimas décadas, que por exemplo permite que daqui a fraçoes de segundo após eu ter postado tudo isso aqui alguém que esteja em SEALAND possa ler e até mesmo comentar e opinar sobre esse contexto, ( um ponto extremamente positivo sem sombra de duvidas) trouxe junto consigo algumas mazelas tais como aumento das doenças da obesidade em todas as idades, principalmente em crianças e idosos, diminuição da pratica e incentivo ao esporte dentro do contexto escolar das escolas publicas, etc...  (continua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário