Powered By Blogger

domingo, 8 de janeiro de 2012

POWERLIFTING !!! ESPORTE DE PESO


O powerlifting é um esporte de institucionalização recente. Desde 1928, a AAU (Amateur Athletic Union) separou os Levantamentos Olímpicos dos “Levantamentos de Potencia” (power lifts), os quais ficaram por décadas apreciados, porém não organizados como um esporte constituído. Foi somente em 1964 que a AAU reconheceu o powerlifting como um esporte e organizou seu primeiro evento oficial. A primeira federação internacional surgiu em 1973.
Desde a década de 1980, dois fenômenos marcaram a evolução do powerlifting: o desenvolvimento da indústria de equipamentos, particularmente das “roupas suporte”, e a diversificação institucional, com o surgimento de várias novas federações.


O esporte é constituído por três levantamentos: o Agachamento, o Supino e o Levantamento Terra. Em competições, os levantamentos podem ser executados isoladamente (“single lift”) ou como uma sequência dos três, onde o resultado é a soma de pontos obtidos em cada levantamento. Na competição de powerlifting, o atleta deve executar um movimento único, de acordo com regras que variam segundo a federação organizadora, julgado por três árbitros. O atleta tem três chances por levantamento. O resultado será o valor do levantamento válido de maior peso que o atleta conseguir executar.
O GPC Brasil organiza campeonatos equipados e também raw. As tabelas de recorde dos campeonatos raw são separadas das tabelas dos campeonatos equipados.




ç

fonte





Nenhum comentário:

Postar um comentário