Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dicas para uma boa dieta: Alimentos: BERINGELA

                                  Isso mesmo. Já falei de dieta no ultimo post, e agora vou tentar sempre atualizar o blog com dicas de bons alimentos que você pode incorporar na sua dieta pra melhorar o valor nutricional da mesma, alêm de incrementá-la com  alimentos saudáveis em substituição a toda essa "junkie food" que a indústria alimentícia, assim como nossos hábitos americanizados, alêm da loucura e falta de tempo da "vida moderna" nos põe literalmente goela abaixo. Vocês já viram a tal Coca Light Plus ?  Coca Cola "saudável" com nutrientes indispensáveis... Que grande e absurda besteira ! Mas tem gente que acha que emagrece com  aparelhos que vendem na Polishop e dieta da Lua, da papinha, da melancia... E por ai vai... fazer o que né. Mas voltando ao assunto principal.
                                  Uma boa dica pra acompanhar as refeições com "zero carbo" ou seja, aquelas mais para o fim do dia, quando o ideal é se alimentar de forma mais "leve", e sem deixar o sabor de lado, afinal ficar só no frango grelhado com folha, nem sempre é algo muito "apetitoso", a BERINGELA, é com certeza uma boa pedida. De fácil e rapido preparo, muito se diz sobre as propriedades que a mesma tem de combater o tal "colesterol ruim, alêm de ser em grande parte composta de água, evitando assim que você consuma uma grande quantidade de carboidratos em horarios indesejáveis, e não durma se sentindo como uma caminhão pipa.
beringela                                   O modo de preparao, pode ser do mais variado: Cozida, assada, no grill, cozida junto com a carne ou frango,e etc... A Beringela é daqueles alimentos que eu chamo de "camaleão" pois se adequa ao sabor conforme o modo de preparo e com o alimento que é combinada...
                                Agora se você, como muitos não suporta qualquer tipo de alimento vegetal. Pare sua leitura agora e v á correndo pegar um Doritos sabor Nacho, já que vida saudável e qualidade de vida tem que ser uma opção e não um sacrifício. Fruto muito apreciado como legume, seu gosto é neutro, a beringela adapta-se muito bem aos temperos, podendo ficar muito saboroso; na mastigação, tem uma consistência muito prazerosa. Com 92% de sua constituição de água, a beringela deve ser usada em saladas, cozidos, sucos e patês, nunca em frituras.
Desde os tempos antigos, é usada terapeuticamente em afecções do coração, problemas de circulação, de estômago, fígado e rins, diabetes, reumatismos e gota. Hoje em dia, foram descobertos novos benefícios da beringela:

Controle do colesterol com a beringela

Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.
Já o professor Sylvio Panizza (falecido) recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da beringela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.

Creme medicinal de beringela

Devido a substâncias chamadas glicoalcalóides, transforma-se a beringela em creme medicinal, que tem sido usado para tratamento do câncer de pele e de carcinoma celular basal, segundo pesquisadores australianos.

beringela para emagrecerberingela é antibacteriana e diurética

A beringela combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela, ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer  Existem estudos sobre o  auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado.  Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

Diabetes e Hipertensão

Diretamente ligada a problemas sanguíneos. A berinjela pode sim ajudar em momentos de crise. Deixe de um dia para outro uma berinjela cortada em pedacinhos com casca e beba 200 ml da água 3 vezes ao dia, por no máximo uma semana, depois 100ml 2 vezes por semana, não ultrapassando 15 dias de uso direto, passa uma pausa de 1 semana, refaça seus exames. Importe: Ista dica não substitui nenhum remédio receitado pelo seu médico, muito menos consultas e exames. É uma ajuda que os alimentos podem nos oferecer. Não abandone seu tratamento.

Mas não se deve usar essa dica caso de emagrecimento. Para muitos especialistas, a famosa “água de berinjela” não deve ser consumida por quem não tem problemas relacionados com diabetes e pressão alta, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

Emagrecer com berinjela

Compare os preçosberinjela para emagrecer
Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre.
O inclusão da berinjela também é indicado para problemas do fígado e do estômago. A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.
No mercado Fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam muito do legume.

Berinjela no nosso cardápio 

Esse legume é sim muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal.
Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha.
Seja como for tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.
Curiosidade
BerinGela ou BerinJela?
As duas maneiras estão corretas, sendo com G no português de Portugal e com J no Brasil.

OBRIGADO E BOA DIETA A TODOS
CRISTIANO MAFFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário