Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FISICA




O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado no dia 5 de abril e foi criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando alertar as pessoas sobre os malefícios do sedentarismo. Atividade física é toda atividade corporal que é produzida pela contração muscular e que aumenta o gasto energético de forma substancial (United States Department of Health and Human Services, 1996). Temos como exemplo, tarefas da vida diária, como lavar roupa, andar até o trabalho, subir escadas, entre muitas outras.
De acordo com dados do Ministério da Saúde oriundos do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) os percentuais de adultos (>18 anos) que praticam atividade física no tempo livre são maiores nos homens do que nas mulheres e de maneira geral, estas taxas oscilaram entre 10,3% e 21,2% (FIGURA 1).   


Dia mundial da atividade física
Figura 1 - Percentual de adultos (>18 anos) que praticama atividade física no tempo livre **, segundo as capitais dos estados brasileiros e do Distrito Federal (VIGITEL, 2009). ** Atividades de intensidade leve ou moderada por pelo menos 30 minutos diários em 5 ou mais dias da semana ou de intensidade moderada por pelo menos 20 minutos diários em 3 ou mais dias da semana.


Éramos atletas ? Há milhares de anos atrás a atividade física era algo que fazia parte da vida de todo ser humano. Primeiro porque nessa época não havia o grau de tecnologia de transporte que temos hoje. Além disso, a obtenção de alimentos era quase que exclusivamente dependente da caça e para isso era necessário se movimentar muito. Os chamados caçadores-coletores precisavam se deslocar por enormes distâncias e superar obstáculos do próprio ambiente para conseguir alimento (FIGURA 2).


Dia mundial da atividade física


De acordo com algumas informações disponíveis na literatura, estes indivíduos chegavam a cobrir diariamente uma distância que variava entre 10 e 19 Km por dia, que equivale aproximadamente ao que é percorrido por um atleta de corrida amador (Bastos, 2003). Fazendo-se uma comparação com os 2,4 Km diários percorridos pelo homem moderno, gera uma diferença de quase 70% no gasto de calorias originados pela atividade física !!! (O`Keefe et al 2010).




Atividade física vs. Exercício Físico
Sendo assim, fica mais fácil se compreender, porque se recomenda que as pessoas incorporem atividade física às suas rotinas, no entanto embora essa prática seja saudável a pouca disponibilidade de tempo da maioria das pessoas, impede que sejam adotados regimes de atividade física ao longo do dia, tal como nossos ancestrais faziam. Por isso que em muitos casos torna-se necessária uma complementação ou até mesmo uma substituição através da prática de exercícios físicos. Mesmo porque com o desenvolvimento da tecnologia, muitas necessidades e limitações para a realização de certas tarefas foram há muito superadas. De qualquer forma, sempre que possível é importante tentar incorporar atividade física como base da vida diária tal como mostra a pirâmide da atividade física (FIGURA 3).


Dia mundial da atividade física
Figura 3 - Modelo da pirâmide de atividade física adaptado doPhysical Activity Guidelines for Americans, 2008.


Exercício físico é uma modalidade de atividade física normalmente planejada, estrutura e repetitiva, tendo como objetivo principal a melhoria da aptidão física e/ou a reabilitação orgânico-funcional (CASPERSEN et al, 1985). Por ser planejada, sua execução pode ser feita em períodos curtos de tempo, de acordo com a disponibilidade de tempo individual. Estudos mostram que efeitos benéficos do exercício físico no organismo podem ser observados executando-se sessões de treinamento com apenas 4 minutos de duração (BURGOMASTER et al, 2005). 


Dicas para começar


1) Individualidade - É importante que se leve em conta diversas variáveis para que as melhores opções de exercício físico possam ser escolhidas (práticas em grupo ou individuais, horário, local, etc...). 


2) Progressão - Cada pessoa possui seu próprio grau de condicionamento físico, que deve ser avaliado e para que assim o nível de dificuldade possa ser ajustado às capacidades orgânicas.


3) Objetivos - Precisam ser claramente definidos e ajustados às expectativas de forma realista. Acreditar que após 1 mês será capaz de correr uma maratona é um caminho rápido para a desilusão e abandono da prática.


4) Monitore seu progresso - A avaliação funcional é uma importante ferramenta para este fim, que possibilita verificar por exemplo a quantidade de gordura corporal perdida, grau de condicionamento físico, ajudando a traçar ou reorganizar as metas do seu treinamento.


Pense nisso !!!


Como citar:
De acordo com a norma NBR 6023 (http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf) da ABNT esse post deve ser citado como: CASIMIRO-LOPES G. Dia Mundial da Atividade Física. Blog PenseETreine. Rio de Janeiro, ano 1, abril. 2011. Disponível em: [endereço da URL]. Acesso em: dia mês. ano.  (nesse formato).



Sugestão de leitura



Burgomaster, Kirsten A., Scott C. Hughes, George J. F. Heigenhauser, Suzanne N. Bradwell, and Martin J. Gibala. Six sessions of sprint interval training increases muscle oxidative potential and cycle endurance capacity in humans. J Appl Physiol 98: 1985–1990, 2005.
Caspersen CJ. Powell KE. Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Report, V100 126-131, 1985.
O’Keefe JH. Vogel R. Lavie CJ Cordain L. Organic fitness: Physical activity consistent with our hunter-gatherer heritage. The Physician and Sportsmedicine. No. 4, Volume 38, 2010.Dia mundial da atividade física

Nenhum comentário:

Postar um comentário