Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2011


EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO PARA OS MÚSCULOS DO CORE

Muitas são as dívidas quando falamos em trabalho dos músculos do core. Qual o melhor exercício para o trabalho dos músculos do core ? Quantas séries e quantas repetições são necessárias para fortalecer esses músculos ? O treinamento instável possui vantagens sobre o estável ? Essas dúvidas são bastante comuns quando falamos em prescrição do treinamento e as respostas estão na literatura. Porém, antes de mais nada devemos perguntar: QUAIS SÃO OS MÚSUCLOS DO CORE ?
Se vc quiser saber todas essas respostas, fique ligado, pois nos próximos posts estaremos trabalhando com uma seleção de matérias a respeito do treinamento funcional. Vale à pena conferir.
1- QUAIS SÃO OS MÚSCULOS DO CORE ?
R: Os músculos do core são 29 pares de músculos que incluem: os oblíquos (interno e externo) o transverso do abdômen, os multífidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico. Sua função é a estabilização e manutenção da postura em movimentos amplos ou pequenos. Abaixo temos a imagem dos mais conhecidos músculos do core.
2- POR QUE TREINAR OS MÚSCULOS DO CORE ?
R: Para diminuição da incidência de dores lombares, para evitar lesões, para melhorar o equilibro e estabilização corporal durante a prática de exercícios físicos e para melhora da qualidade de vida em geral (BARR et al. 2005)
3 – COMO TREINAR OS MÚSCULOS DO CORE ?
R: Através de exercícios de estabilização e respiração. Abaixo temos alguns exercícios propostos pelo prof. Mauro Guiselini e pelo Fisioterapeuta Rafael Guiselini
ABDOMINAL REVERSO NO SOLO
PRANCHA VENTRAL
EXTENSÃO LOMBAR NO SOLO
ELEVAÇÃO DE QUADRIL
NOS PRÓXIMOS POSTS IREMOS ANALISAR OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO EM SUPERFÍCIES ESTPAVEIS E INSTÁVEIS. NÃO PERCA.
REF. BIBLIOGRÁFICAS
Barr KP, Griggs M, Cadby T: Lumbar stabilization: Core concepts and current literature, part 1. Am J Phys Med Rehabil 2005;84:473–480.

A pedidos da minha aluna segue a sequencia dos exercicios de ABS (que ela nunca consegue decorar) pra se fazer para fortelecimento do CORE

Nenhum comentário:

Postar um comentário