domingo, 28 de novembro de 2010

Krav Maga: arte marcial do exército Israelense



         Década de 1940: guerra, violência e morte. Era urgente o surgimento de um meio de se manter vivo. Os mais fortes, com um pouco de sorte, sobreviviam, os outros morriam. Fruto da necessidade básica de sobrevivência, o Krav Maga nasceu em meados dos anos 40 pelas mãos de Imi Lichtenfeld (Z"L) em Israel.

E foi a partir desta necessidade de lutar pela vida que um homem, Imi Lichtenfeld (Z"L), criou um método para sobreviver no meio de todo aquele horror. Percebeu que todas as técnicas de combates e lutas que existiam de nada valiam diante daquela realidade. E tendo como ferramenta apenas seu próprio corpo, como que iluminado, percebeu que esta "ferramenta" poderia ser muito poderosa; entendeu que seus movimentos naturais poderiam ser trabalhados para a defesa própria e combate e que os seus pontos fracos e sensíveis também o eram para seus inimigos e adversários, afinal, um corpo humano é um corpo humano. Com esta conclusão, que a nós parece óbvia, decidiu criar uma técnica corporal e espiritual que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo, defender sua vida com aquilo que possuía, sua mente e seu corpo.


Em meados de 1940, nasceu o Krav Maga pelas mãos de Imi Lichtenfeld (Z"L) em Israel, pouco antes de sua independência. Um caminho de vida para o homem dos novos tempos, que traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou desarmada e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns. Como é possível? É possível pelo fato de seu princípio ser verdadeiro, inquestionável e incondicional, ele funciona para todos e em qualquer situação. Tendo como berço os movimentos de resistência de judeus da Europa durante a 2ª Guerra, se desenvolveu e amadureceu em Israel, sendo utilizado pelos grupos de defesa que ali existiam e, com a independência do Estado em 1948, tornou-se a filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, serviço militar israelense, polícia e serviço secreto. No início era restrito apenas à elite militar, mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.



E foi neste momento que seu criador, com a preocupação de dar continuidade à sua obra transmitindo-a para o resto do mundo e para as próximas gerações, selecionou um pequeno grupo que seria treinado e preparado para este fim, do qual o Mestre Kobi é parte integrante. Em 1987, foi liberada a saída do Krav Maga para fora de Israel. 

Vários países como EUA, Inglaterra e França solicitaram cursos que obtiveram grande sucesso e aceitação. Em 1990, o primeiro faixa preta saiu de Israel para difundir o Krav Maga; Mestre Kobi chega ao Brasil, como o único representante da arte na América do Sul.




Não há regras para a prática do Krav Magá. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento. O Krav Magá não possui uma federação esportiva oficial, também não há uniformes oficiais ou adornos, embora algumas organizações reconheçam o progresso pelo treinamento com divisas de categoria, níveis diferentes, e faixas.
Geralmente, não há regras no Krav Magá como uma técnica de defesa pessoal, que não é regulamentada, mas utilizada para manter o utilizador a salvo e incapacitar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis. Os princípios gerais incluem: 
  • Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente)
  • Focar ataques nas áreas mais vulneráveis do corpo, como olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelhos, etc.
  • Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, abater/aleijar.
  • Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa e ataque e assim por diante.
O treinamento básico mistura exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Almofadas protetoras e outros equipamentos de proteção pessoal podem ser utilizados durante o treinamento inicial. Cenários são utilizados para treinar pessoas para situações típicas encontradas no patrulhamento por ruas ou em situações de combate. Estes cenários ensinam os estudantes a ignorar distrações. Outros métodos de treinamento para aumentar o realismo incluem o uso de vendas ou exercitar os alunos até a quase exaustão antes de lidar com ataques simulados, além de treinamentos em ambientes externos, em locais variados, em situações incapacitantes ou restritivas.
O treinamento também cobre o reconhecimento da situação para que o aluno desenvolva uma compreensão de seus arredores, e de circunstâncias antes da ocorrência de um ataque. Ele também pode tratar de modos para se lidar com situações possivelmente violentas, e métodos verbais e físicos para evitar a violência sempre que possível.

GRADUAÇÃO:

O ser humano, por vários motivos, precisa de símbolos para sentir que está avançando, progredindo. Por isso, o ensino do Krav Maga no mundo civil segue um sistema de graduação por cores de faixas, similar ao das artes marciais. Os módulos de cursos para o mundo da segurança não obedecem a este esquema de graduação.

ORDEM DAS FAIXAS E TEMPO MÍNIMO DE PERMANÊNCIA EM CADA UMA



Sistema de faixas coloridas Kawaishi, adotado por Imi Lichtenfeld

CorNível
Judo white belt.PNGFaixa branca
Judo yellow belt.PNGFaixa amarela
Judo orange belt.PNGFaixa laranja
Judo green belt.PNGFaixa verde
Judo blue belt.PNGFaixa azul
Judo brown belt.PNGFaixa marrom
Judo black belt.PNGFaixa Preta 1º ao 5º Dan
Judo red white belt.pngFaixa Vermelho-Branca 6º ao 8º Dan
Judo red belt.PNGFaixa Vermelha 9º e 10º dan


Sistema da Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM), com o tempo de permanência mínimo

CorNívelTempo
Judo white belt.PNGFaixa branca6 meses
Judo yellow belt.PNGFaixa amarela12 meses
Judo orange belt.PNGFaixa laranja18 meses
Judo green belt.PNGFaixa verde18 meses
Judo blue belt.PNGFaixa azul24 meses
Judo brown belt.PNGFaixa marrom24 meses
Black belt 1st dan.png1º Dan
Black belt 2nd dan.png2º Dan
Black belt 3rd dan.png3º Dan
Black belt 4th dan.png4º Dan
Black belt 5th dan.png5º Dan
Judo red white belt.png6º ao 9º Dan
Judo red belt.PNG*10º DanCaberia ao sucessor de Imi Lichtenfeld

*A Faixa Vermelha 10º dan seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Maga. Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor.

O ensino do Krav Maga está dividido em duas partes: 

A primeira que vai da faixa branca à faixa azul, onde se aprende as técnicas de defesa pessoal; 
E a segunda, que vai da faixa azul à faixa preta, onde se aprende as técnicas de combate corpo-a-corpo, técnicas de combate militar e exercícios mais complexos. A seguir, uma breve descrição de cada faixa.




onde treinar em São Paulo:

Rua Apiacás, 893. Perdizes. São Paulo - SP - 
(11) 3672-8080



LINKS:



fontes:

site oficial
wikipedia

Livro - Krav-Magá: A Filosofia da Defesa Israelense - Kobi Linchtenstein 

Um comentário:

  1. I constantly spent my half an hour to read this webpage's posts daily along with a cup of coffee.

    Feel free to visit my web-site :: diets that work

    ResponderExcluir