quarta-feira, 20 de julho de 2011

PROGRAMA VIVER SAUDE NA JUST TV (WEB) com Ana Paula Adami

                        Ola leitores do H & F, estou aproveitando o post pra trazer mais informações sobre o programa da apresentadora Ana Paula Adami, o Viver Saúde, que inicialmente irá no ar pela internet na JUST TV, na qual estarei participando nos próximos 3 meses como personal trainer, no quadro Raio X Saúde, e ajudando os 2 participantes, a sra. Lilian e o sr. Ivan a alcançar seus objetivos que são: melhorar seu quadro de saúde em geral, já que ambos tem o colesterol e triglicéris em níveis acima dos considerados "saudáveis", Ivan tem diabetes tipo II, entre outros problemas correlacionados com a obesidade e também , melhorar a qualidade de vida de ambos, já que o Ivan começa a ter dores articulares e nos ligamentos por causa do seu quadro de sobrepeso, e dona Lilian devido sua idade, já começa a apresentar os problemas naturais que a mesma trás consigo devido a falta da prática esportiva e a vida sedentária. Vamos encarar essa ? Sim ! Vamos... Porque ? Não vamos provar nada, apenas mostrar que como eu já escrevi por aqui, nós seres humanos, somos MOVIMENTO, e logo sem ele ficamos como um carro abandonado na garagem sem ligá-lo, ou seja, ele irá ter "sérios problemas !"



            Aproveitando o "gancho", trouxe para vocês um artigo sobre os benfícios da atividade física para os chamados grupos especiais, ou seja, idosos, sedentários e obesos.

Nos últimos anos, a busca pela atividade física passou a ser uma necessidade para as pessoas de uma maneira geral. Sedentários, obesos, não obesos, idosos ou simplesmente aqueles que fazem exercícios físicos só aos fins de semana, buscam cada vez mais uma vida saudável e produtiva no que diz respeito a atividade física.
Isto se deve ao fato de que o exercício físico torna-se a fórmula necessária para se solucionar os problemas diários, como por exemplo, o estresse, a falta de disposição e a prevenção de muitas doenças. Em relação aos indivíduos da “terceira idade”, a procura por uma modalidade ou atividade esportiva tem aumentado muito durante os últimos anos.
Fazer musculação ainda é uma prática que nos dá uma idéia de corpos musculosos e vigorosos, embora já existam mudança nesta visão. A prática de musculação ou da atividade localizada com sobrecarga vem crescendo entre as pessoas acima de 60 anos, inclusive sendo recomendada por profissionais da área da saúde. Estamos certos de que hoje a doença do novo milênio é a osteoporose, segundo a Fundação Nacional de Osteoporose (National Ostoporosis Foundation- 1998), e a atividade física, principalmente a musculação, é a melhor forma de se prevenir e, em alguns casos, até de reverter quadros desta doença.
A grande eficiência em estimular a massa muscular e óssea apresentada pelos exercícios localizados com carga, chamados genericamente de exercícios resistidos e geralmente realizados com pesos, chamou a atenção de pesquisadores para a possibilidade de sua utilização em promoção de saúde, particularmente no caso de idosos, em que a Osteopenia e a Sarcopenia são importantes. Esta idéia foi estimulada pela constatação de que a mobilidade articular geralmente limitada do idoso também melhorava rapidamente. Osteopenia: é a perda de mineral ósseo geralmente resultante do processo de envelhecimento que afeta tanto homens como mulheres

 
Sarcopenia: redução de massa muscular associada com a idade.
Houve no início uma resistência natural a esta proposta, pois os exercícios com peso eram anaeróbios, de alta intensidade, fazendo que com isso a pressão arterial pudesse aumentar excessivamente nesses exercícios. No entanto, estudos realizados por Santarém (1998), documentaram não apenas a eficiência, mas também a segurança dos exercícios com pesos bem orientados para idosos, pessoas debilitadas ou doentes. Pode-se averiguar que os inconvenientes dos exercícios de alta intensidade somente são válidos se forem contínuos, o que não é o caso da musculação.
Não há dúvidas de que o trabalho de musculação evidenciou benefícios positivos na densidade óssea, fazendo com que o risco da Osteoporose se reduzam consideravelmente, e também benefícios no que diz respeito a melhoria ou eliminação de doenças cardiovasculares.
A atividade física bem orientada aos idosos, tem um destaque importantíssimo e especial à execução de tarefas básicas do cotidiano, porque faz com que ocorra um fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões, proporcionando assim um aumento dos níveis de disposição, diminuindo o risco de quedas durante uma simples caminhada e preservando no idoso uma vida mais independente e cheia de conquistas.
Portanto, a musculação é na verdade um dos, senão o melhor, exercício físico a ser estimulados aos idosos, pois traz benefícios imediatos se comparados com outras atividades físicas, fortalecendo não só as estruturas músculo-articulares, mas também o aspecto mental e psicológico do idoso.


Um comentário:

  1. Olá.. bom saber que vc acompanha e gosta do meu blog. ;))) Muitos posts são respostas para as pessoas que entram em contato comigo, enfim. Já o André, realmente ele está completamente sem tempo, acabou de assumir um time novo, lá tem futuras estrelas com um record de vergonha fruto da falta de competência de alguns, ele sai as 7 e meia da manha e volta as 9 da noite ;///. Em alguns meses o site dele entra no ar, as coisas vão estar mais organizadas e com certeza bem menos contatos vão passar em branco. De qlq forma vou perguntar pra ele. Bjaoooo

    ResponderExcluir